Colaboramos com um conjunto de 12 aldeias localizadas na Terra Indígena Praia do Carapanã, com população de 800 indígenas, a maioria crianças. A principal necessidade que nos transmitem é a de construir uma escola onde possam educar os seus filhos para que possam estar melhor preparados para os desafios que se avizinham. Além disso, este edifício multidisciplinar servirá para promover a educação na sua cultura e valores.

O PROJETO

A primeira das necessidades que queremos cobrir é a construção de uma escola. Nossa proposta é construir uma infraestrutura integral ou “Centro de Educação Multicultural” para que as crianças indígenas possam receber educação, já que a construção na selva é mais complexa, difícil e cara, pois todos os processos devem ser feitos manualmente. O complexo escolar será composto por 400 m2 distribuídos em diferentes espaços e acessos para atender indígenas entre 4 e 16 anos. Será um edifício Multidisciplinar onde poderão se reunir diferentes aspectos da educação Huni Kuin desde a sua ancestralidade ate o ensino fundamental, ensino meio e técnico.

A ESCOLA

O edifício principal da escola tem 19 m de comprimento x 18 m de largura, perfazendo um total de 342 m2. Terá 4 salas de aula de uso interdisciplinar com capacidade para 30 pessoas cada sala, além de cozinha, refeitório, banheiros, área de lazer, escritório e depósito. Esta estrutura foi projetada com uma instalação elétrica autossuficiente suportada por painéis solares. Além disso, contará com água potável para beber e lavar, bem como todo o mobiliário necessário ao funcionamento do centro educativo. Terá também uma área de campos desportivos ao ar livre.


Este centro educacional visa atender às necessidades educacionais do território indígena “Praia do Carapana”, formado por uma população de 800 indígenas distribuídos em 12 tribos que atualmente não têm acesso à educação em suas terras. Os desafios na área escolar não são apenas conseguir oferecer o ensino básico e secundário às crianças, mas também conseguir promover a cultura e preservar os costumes do povo Huni Kuín, garantindo assim que mantenham a sua identidade ao longo do tempo.