Num mundo cada vez mais digitalizado e com uma globalização como nunca conhecemos na história da humanidade, a cultura indígena está prestes a ser engolida pelo progresso. Se não dedicarmos recursos para proteger e promover a cultura e os valores indígenas, eles desaparecerão.

Cultura e valores do território indígena praia do Carapanã

Os povos indígenas isolados continuam a viver no seu mundo, com a sua cultura e valores. O verdadeiro desafio reside nas cidades que coexistem com o mundo exterior. São pessoas que têm acesso à televisão, algumas delas à Internet, e até utilizam cada vez mais o telemóvel. Isto é: a porta para uma sociedade moderna com muitos perigos para os quais não estão totalmente preparados abre-se de uma forma muito simples, especialmente a de querer ser como os de fora, perdendo assim a sua identidade. Para manter a sua cultura e valores temos tido reuniões com diversos grupos com a ideia de podermos promover a sua identidade. Linhas de trabalho foram desenvolvidas em diferentes áreas:

ARTESANATO

Eles têm um artesanato próprio muito característico de sua cidade onde confeccionam colares, pulseiras, toucados, tecidos, esculturas em madeira, laços, etc.
Antigamente, o artesanato era feito com produtos naturais da região. Por exemplo, para obter os tecidos plantavam algodão, usavam corantes naturais e confeccionavam os tecidos. Atualmente compram lã sintética e corantes químicos muito poluentes com os quais realizam o trabalho.Promovendo as lideranças de mestres artesão da comunidade para ensinar os jovens a as crianças fomentando a preservação e aperfeiçoamento da arte Huni kuin.

CULTURA

A visão de mundo e a cultura indígena Huni Kui têm sido tradicionalmente transmitidas oralmente e atualmente estão se perdendo. Doamos um computador pessoal e uma câmera para que eles registrem suas histórias, sua cultura com textos, fotos e vídeos.

MÚSICA

São cidades muito felizes onde as canções tradicionais e de grupo os unem muito. Onde existem diversos grupos que cantam canções tradicionais na frente dos outros como uma batalha. As canções são cantadas em recepções, celebrações, rituais. Sua música está muito presente em sua vida. Estamos a organizar a gravação da sua música em estúdios profissionais para que possam ser conhecidos mundialmente, promovendo assim a sua música tradicional.

EDUCAÇÃO

Estamos organizando um plano de estudos indígenas onde poderemos ensinar os valores tradicionais de sua cultura, atividades necessárias à sua vida e cobrir o histórico acadêmico brasileiro caso alguém queira continuar se formando. Este é um processo que parece lento e complexo, uma vez que não existe um plano de estudos indígenas no estado do Acre.

Promover a cultura indígena nativa do povo Huni Kuin é uma prioridade do nosso projeto.